quarta-feira, 13 de julho de 2011

Profissionais do Mercado Financeiro


Quem pretende investir não pode aventurar-se sozinho no mercado. Sites, livros, cursos são sempre úteis e benvindos. Entretanto, pode-se requisitar o auxílio de profissionais especializados; sempre com o devido cuidado para não se cair na mão de aventureiros e picaretas de plantão. Procure saber o currículo, certificações e histórico do profissinal.

Eis aqui uma lista de categorias de profissionais especializados e suas atribuições:

Administrador de carteira: Profissional habilitado na administração de uma carteira de investimentos. Pode facilitar as operações tendo ligação com uma corretora. Também pode dar orientação ao investidor.

Agente autônomo de investimento:
é o profissional cuja atividade é a distribuição e a mediação de títulos e valores mobiliários, quotas de fundos de investimentos e derivativos, sempre como preposto e sob a responsabilidade das instituições integrantes do sistema de distribuição de valores mobiliários.


Analista de Mercado:
Profissional que pesquisa e analisa o mercado e seus agentes; realizando análises financeira, fundamentalista e técnica. Elabora relatórios e recomendações de investimento.


Assessor:
Auxilia o investidor na escolha dos ativos, dos valores e das ferramentas.


Consultor:
Presta orientação ao investidor.


Contador:
Elabora demonstrações financeiras para pessoas físicas e jurídicas.


Corretor:
Responsável pela compra e venda de ativos em bolsa e mercados secundários. Apenas cumpre ordens de compra e venda dadas pelos clientes.


Economista: Profissional generalista, estudioso das mais diversas áreas da Ciência Econômica. Ao investidor, o Economista pode prestar serviço de orientação no que diz respeito a tendencias do mercado e da atividade econômica.


Gerente bancário: Responsável pelo relacionamento entre o cliente e a instituição bancária. Ultimamente, várias instituições bancárias tem treinado geus gerentes para que façam o papel de consultor, analista e orientador de investimentos, de modo a prestarem um serviço personalizado e cada cliente.


Existem outros tipos de profissionais. Entretanto, todo investidor deve ter em mente que "não existe melhor analista, assessor e consultor para seus investimentos do que ele próprio". Não se deve confiar integralmente ao profissional (seja ele qual for) a responsabilidade em investimentos. Esses profissionais devem ser consutados para tirar dúvidas, facilitar o acesso ao mercado e indicar caminhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário