quinta-feira, 21 de julho de 2011

INTRODUÇÃO 2



A gestão de recursos financeiros e patrimoniais tem poucas variações entre “finanças pessoais”, “finanças familiares” e “finanças institucionais”.

A maioria dos conceitos utilizados em todos estes ramos são os mesmos, variando apenas o maior ou menor grau de sofisticação nas técnicas utilizadas em sua administração.

Alguns outros conceitos básicos:

Receita: toda forma de entrada de recursos em dinheiro, juros ou em bens conversíveis em dinheiro;

Renda: alguns classificam como sinônimo de “Receita”; outros classificam como toda forma de remuneração sobre capital (aluguel, juros) que não seja advinda de trabalho.

Juros: Acréscimo ou remuneração sobre uma quantia;

Juros Ativos: Juros recebidos;

Juros Passivos: Juros pagos;

Custo: todo gasto financeiro realizado com a intenção de se atingir um objetivo;

Despesa: todo e qualquer gasto, seja um custo ou não;

Investimento: todo gasto realizado com o objetivo de se obter retorno

Liquidez: o grau de maior ou menor facilidade com o qual é possível se converter um determinado bem em dinheiro;

Segurança: maior ou menor grau de endividamento de um indivíduo ou instituição; a “segurança” tem relação inversa com o grau de endividamento: quanto menor o grau de endividamento de um indivíduo ou instituição, maior o seu grau de segurança e vice-versa.

Rentabilidade: o grau de retorno sobre qualquer investimento;

Lucratividade: o grau de retorno sobre qualquer operação comercial;

Bens: em finanças, a palavra “bem” é utilizada para definir todos os itens que compõe o patrimônio de um indivíduo ou instituição: dinheiro, saldo em contas bancárias, valores mobiliários e imobiliários, direitos de recebimento, etc.

Rendimento: toda forma de remuneração sobre bens.

Numerário: todo valor tangível ou intangível expresso em moeda.

Caixa: Registro de todo o numerário em dinheiro vivo; que entra (seja sob a forma de receita, empréstimo, venda de bens, recebimento de dívidas, etc.) e sai (seja sob a forma de custo, despesa, investimento, pagamento de dívidas);

Resultado: o resultado financeiro (tangível ou intangível) obtido por um indivíduo ou instituição por um determinado período, envolvendo somente as RECEITAS (independente de terem sido ou não efetuadas no dito período) e DESPESAS (independente de terem sido ou não efetuadas no dito período);

Patrimônio: o conjunto de todos os bens e direitos pertencentes a um indivíduo ou instituição.

Ativo: a parte do Patrimônio formada por dinheiro vivo, saldos em contas bancárias, valores investidos e Bens tangíveis ou intangíveis: imóveis, veículos, direitos de recebimentos, marcas e patentes, etc. Por isto, os bens (tangíveis e intangíveis) são chamados de “ATIVOS”.

Passivo: a parte do Patrimônio formado pelas “origens” dos recursos aplicados em Ativos ou no “Ativo”; sejam estes recursos próprios (“Patrimônio Líquido”) ou de terceiros (“Passivo Exigível”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário