Economia: ciência que estuda produção, distribuição e consumo de recursos diversos: naturais, humanos e financeiros. Costuma-se dizer também que “Economia é a Ciência da Escassez”; pois nos mostra como aperfeiçoar o uso de recursos escassos.
finanças: Ramo da Economia que estuda a gestão de recursos públicos e privados no que diz respeito á dinheiro (não apenas “moeda”, como meio de pagamentos em geral; tais como cheques e cartões) crédito, títulos públicos e privados (ações, debêntures, títulos da dívida pública), recursos financeiros em geral.
moeda: Meio de pagamento; moeda metálica e papel-moeda. Outros tipos de ativos podem ser utilizados como “moeda”, ou seja, como meio de troca, liquidação ou compensação; mas os termos “moeda” e “monetário” referem-se mais especificamente aos meios de pagamento tangíveis, ou seja, o dinheiro, a moeda metália e o papel-moeda.
renda: Remuneração recebida por qualquer atividade produtiva ou não, sobre trabalho, exploração de um bem e de um ativo financeiro.
receita: Recebimento de recursos advindos de atividade produtiva de forma regular: salário, pró-labore, pensão, etc.
poupança: Parcela não consumida da renda, ou seja, poupada.
juros: Remuneração sobre uma quantia aplicada em ativo financeiro ou emprestada.
despesas: Gastos realizados sem nenhuma perspectiva de retorno.
custos: Gastos realizados na gestão ou produção de bens e serviços visando retorno.
Caixa: Registro de entradas, saídas e saldos durante um determinado período. Dentre as entradas, registram-se no Caixa todas as entradas de valores: receitas, juros, venda de bens, etc.; bem como todas as saídas: despesas, custos, investimentos, aquisição de bens.
Patrimônio: A totalidade de bens e direitos (dinheiro, saldos em contas bancárias, poupança, investimentos, valores á receber, bens tangíveis e intangíveis), obrigações (dívidas, valores a pagar) e o “Patrimônio Líquido” (recursos próprios, capital e lucros no caso das empresas)
Resultado: Lucro ou prejuízo; o saldo entre o total de receitas e o total de despesas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário