segunda-feira, 1 de agosto de 2011

RENDA FIXA x RENDA VARIÁVEL


Renda Fixa pode ser o nome do tipo de rendimento obtido por um investimento em títulos do mercado financeiro (chamado de aplicação financeira no Brasil). Existe ainda a Renda Variável, proveniente da aplicação / investimento em títulos mobiliários de risco, como as ações e os fundos mútuos de ações.

Os investimentos de renda fixa são aplicações financeiras em títulos de renda fixa, que podem ser classificados segundo dois critérios:

  • quanto ao tipo de emissor do título, entre públicos (Governo) e privados (empresas);
  • quanto à rentabilidade do título, em prefixados e pós-fixados.

Rendimentos prefixados são aqueles cuja rentabilidade (nominal) o investidor conhece previamente, sendo a taxa de retorno da aplicação acertada previamente, no momento da aplicação.

Nas aplicações pós-fixadas ocorre o inverso, só se conhece o retorno (rentabilidade) da aplicação na data de vencimento e a rentabilidade varia de acordo com as oscilações das taxas de juros.



Fonte: Wikipedia

Exemplos de aplicação em Renda Fixa:

  • Caderneta de Poupança:
  • Certificado de Depósito Bancário - CDB
  • Tíiulos Públicos
  • Letras de Câmbio
  • Letras Hipotecárias
  • Debêntures

Fundos de Renda Fixa

São Fundos de investimento que buscam retorno através de investimento em ativos de rendas fixas excluindo-se estratégias que impliquem risco de índices de preço, moeda estrangeira ou de renda variável (ações etc.). Exemplos: Renda Fixa Crédito, Renda Fixa Multiíndices, Renda Fixa Alavancados.


Renda Variável:

Ativos de renda variável são aqueles cuja remuneração ou retorno de capital não pode ser dimensionado no momento da aplicação, podendo variar positivamente ou negativamente, de acordo com as expectativas do mercado. Os mais comuns são: ações, fundos de renda variável (fundo de ação, multimercado e outros), quotas ou quinhões de capital, Commodities (ouro, moeda e outros) e os derivativos (contratos negociados nas Bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas).

Fonte: Wikipedia

Um comentário:

  1. Esse é um tema bem interessante, e que tanto em teoria, como na prática divide opiniões. Para se escolher um investimento de maneira consciente é necessário ter, no mínimo, duas informações primordiais:

    >Perfil do Investidor
    >Horizonte de Investimento

    É fato que um investidor mais conservador, que deixa alguma parte de se capital na Bolsa, onde está exposto a um risco que não faz parte de seu perfil, pode se decepcionar com o investimento escolhido, assim como um mais "arrojado" não suportaria a monotonia dos rendimentos na renda fixa.

    Do Horizonte de investimento: Devo saber oque quero deste dinheiro, quanto tempo ele estará disponível para ser trabalhado, e a partir daí estabelecer qual tipo de investimento é mais adequado para o meu prazo.

    Dicas simples que podem mudar toda uma visão de decisão de investimento. Excelente post.

    Mais sobre o assunto: UP Educação Financeira

    www.upeducacaofinanceira.com.br

    ResponderExcluir